Quando estamos buscando desktop ou notebook novo, sempre deparamos com a seguinte questão: qual comprar? Qual vai me atender melhor?
A Computador Certo fez um comparativo em cinco pontos principais que vão lhe ajudar na sua decisão de compra.
Portabilidade
Quando o assunto é portabilidade, os notebooks têm larga vantagem se comparados ao desktop. Mas, nesse quesito, você deve se perguntar: necessito de um computador que seja móvel em um ambiente fixo? Outra vantagem do notebook quando falamos em portabilidade, é a capacidade de usá-lo fora da tomada, apenas com a carga da bateria interna.
Troca de peças
Seja para manutenção ou para upgrades, a troca de peça é um item que devemos levar em consideração.
Nesse caso, a vantagem é do desktop, começando pelos periféricos como teclado e mouse, em que a troca é infinitamente mais simples do que trocar os mesmos no notebook. Além disso, a dificuldade de trocar as peças internas torna a manutenção no notebook mais cara do que nos desktops.
Preço
Na hora de comprar o computador, um dos fatores que mais influenciam a decisão de compra é o preço. O custo-benefício do desktop tende a ser mais barato, e, além disso, nesse caso você poderá escolher equipamentos personalizados, de acordo com a sua necessidade, o que os tornam mais baratos do que um notebook.
Tela
Uma peça que pode ser o fator decisivo na hora da compra é a tela. Suas dimensões, no caso do desktop, podem variar ao gosto do cliente, já no notebook, há uma certa limitação.
Desempenho
Nesse quesito, notebooks e desktops variam de acordo com o que o usuário necessita. Mas, em linhas gerais, desktops acabam tendo desempenhos melhores por ter possibilidade de upgrade muito fácil.
A sua escolha entre os dois tipos de computadores deve levar em consideração a maneira com que você usará o eletrônico. Se a decisão for por um desktop, dê preferência a placas que aceitam upgrade, para que, quando ele começar a ficar “defasado”, você possa incrementar a sua máquina. Já no caso dos notebooks, dê preferência a modelos com um pouco mais de potência do que você precisa atualmente, pois, com o avanço das tecnologias, softwares e jogos acabam ficando mais pesados com o passar do tempo e você consequentemente precisará trocar de notebook caso não tenha pensado no seu uso futuro.