Há alguns anos presente no Brasil, a Black Friday conquistou rapidamente o gosto e o bolso dos brasileiros. Muitas pessoas aproveitam as ofertas e o preços baixos e antecipam as suas compras de final de ano para essa data.
Com o aumento do fluxo de clientes e também das transações virtuais nessa época, houve também o crescimento das ações criminosas nesse período. Segundo informações do portal R7, a tendência é de que tenhamos um crescimento de até 30% de crimes durante a Black Friday desse ano.
Os golpes mais comuns nessa época do ano são a criação de sites falsos de empresas e marcas já consolidadas no mercado, para roubar dados pessoais e bancários, além de lojas que vendem o produto, mas não o enviam.
Para se cuidar e não cair nesses golpes, na próxima Black Friday, é importante seguir algumas dicas:
• Cheque o endereço do site: todo acesso às promoções online, mesmo com aquele desconto jamais visto, você deve prestar muita atenção ao endereço, layout e imagens para ter certeza de que esteja comprando de uma empresa que você realmente conhece. Fuja de links enviados por celular ou e-mail.
• Fique atento às redes sociais: um perfil pessoal te enviou um link? Não acesse. Duvide muito de links enviados por perfis pessoais e páginas de empresas enviados via redes sociais.
• Descontos irreais: descontos com uma porcentagem muito alta em relação ao valor original, ou valor praticado pelo mercado, nem sempre é verdadeiro. Pode ser somente uma isca para que caia em algum golpe. A dica aqui é utilizar somente sites de marcas que você já conhece para essas compras.