Investir em SEO (search engine optimization) é uma ótima maneira de desenvolver uma vantagem competitiva em seu negócio. No entanto, muitas vezes é visto como uma atividade focada no conteúdo. E não há dúvida de que palavras-chave, backlinks e outros aspectos do SEO giram em torno de seu conteúdo online.
Mas é importante lembrar que existem muitas outras maneiras de combinar suas atividades de marketing digital com seus esforços de SEO. Aqui estão algumas das melhores maneiras de reunir os dois para fornecer resultados relevantes.
1. SEO e seu site
Provavelmente, seu site é o principal centro de atividades de SEO. Um blog de empresa pode hospedar seu texto rico em palavras-chave. O texto alternativo nas imagens pode ajudá-las a aparecer nas SERPs (páginas de resultados de mecanismos de pesquisa) com mais facilidade. Cabeçalhos bem elaborados e links externos e internos de qualidade podem aumentar a autoridade de suas páginas da web.
Mesmo se você otimizou seu site para SEO, pode ter descoberto que ele ainda não está produzindo os resultados que você procura. Se for esse o caso, você pode ter esquecido um fator crítico: seus visitantes.
A agência de marketing digital Hennessey Digital destaca os dois principais benefícios do marketing digital como:
- Construir um site profissional e amigável.
- Criação de conteúdo envolvente para seu site e blog.
Embora ambas as atividades possam envolver a otimização de SEO, elas se concentram no usuário, não nos mecanismos de pesquisa. Isso sublinha um ponto muito importante. O marketing de conteúdo deve sempre se concentrar no usuário primeiro e depois nos mecanismos de pesquisa. Esta não é apenas uma questão de marketing ético. Até mesmo os próprios algoritmos de busca estão se tornando experientes o suficiente para detectar conteúdo que atende ao SEO, enquanto desconsidera os usuários.
Se você aperfeiçoou o SEO do seu site e ele não está produzindo resultados, dê um passo para trás e considere se o seu site está realmente atendendo às necessidades do seu público. Reveja áreas como menus, navegação, layout e acessibilidade do seu site.
Além disso, dê uma olhada em seu conteúdo e certifique-se de que ele está colocando o leitor em primeiro lugar e os mecanismos de pesquisa em segundo. Conteúdo de qualidade deve sempre ressoar com os leitores e abordar seus pontos fracos – mesmo que esteja respondendo às suas necessidades de SEO ao mesmo tempo.
2. SEO e seu marketing por e-mail
O SEO e o e-mail costumam ser vistos como aspectos mutuamente exclusivos do marketing online. Um se concentra na rede mundial de computadores e o outro ocorre em caixas de entrada privadas.
Mas existem muitas áreas onde os dois podem se cruzar. Por exemplo, o Search Engine Journal descreve várias maneiras de usar seu e – mail para impulsionar seus esforços de SEO, como:
- Direcionar tráfego de qualidade para seu site : esse tráfego qualificado que chega às suas páginas otimizadas para SEO aumentará sua viabilidade e valor aos olhos do algoritmo de pesquisa do Google.
- Aumentando o tempo de permanência do seu site : seus assinantes de e-mail são mais propensos a estacionar em seu site e se envolver com o conteúdo por longos períodos de tempo. Isso, mais uma vez, é ótimo para o seu SEO e as classificações do Google.
- Conteúdo de teste : você pode usar seu e-mail para avaliar o interesse e o envolvimento com vários tópicos de conteúdo e ideias. Isso pode ajudá-lo a identificar em qual conteúdo você deve investir em seu blog otimizado para SEO.
O e-mail é uma ferramenta de marketing digital direcionada. Ele pode fornecer informações valiosas e mantê-lo conectado com um público que pode desempenhar um papel crítico no aumento do seu conteúdo de SEO.
3. SEO e suas mídias sociais
Se você já passou algum tempo estudando SEO, pode ter se deparado com o pequeno fato de que a atividade de mídia social não afeta diretamente o seu SEO. Isso torna tentador compartimentar seu marketing de SEO e marketing de mídia social como duas atividades diferentes.
No entanto, como o e-mail, há muitas áreas em que os dois podem se complementar. De acordo com os gurus do marketing de busca da Semrush, a mídia social pode impactar o SEO de várias maneiras diferentes:
- Direcionar tráfego para seu conteúdo por meio de compartilhamentos e backlinks;
- Aumentar a notoriedade e reputação da marca;
- Impulsionando o SEO local;
- Aumentando a vida útil de seu conteúdo otimizado;
- Ajudando seu conteúdo a atingir um público maior.
Quando se trata de mídia social, existem mais opções disponíveis do que um único canal de e-mail. Dito isso, você deseja escolher plataformas de mídia social que ajudem nas suas necessidades específicas de SEO.
Por exemplo, o LinkedIn é uma ótima plataforma para gerar leads e impulsionar a atividade de SEO B2B. O Medium pode ajudá-lo a construir a personalidade da sua marca, aumentar a conscientização e ressoar com um público cada vez maior. Sites como Facebook, Twitter e Pinterest atraem um grande número de usuários e facilitam o compartilhamento e a pesquisa de links para o conteúdo do seu site.
A mídia social pode não impactar o SEO por meio de coisas como o algoritmo de pesquisa do Google. No entanto, pode ter um grande impacto na eficácia de seu outro conteúdo de SEO, ajudando a proliferá-lo para um público muito maior.
4. SEO e sua estratégia de marketing digital
O SEO pode ser poderoso, mas se for usado como uma ferramenta mágica, também pode ser uma perda de tempo. Se você está investindo em SEO porque é “a coisa certa a fazer”, há uma boa chance de seus esforços fracassarem.
Em vez disso, certifique-se de ter uma estratégia clara que integre o SEO com seus outros esforços de marketing digital. Lembre-se de que o objetivo principal deve ser sempre criar uma experiência de usuário de alta qualidade para o seu público-alvo. Você deseja alcançá-los com conteúdo que reflita seus problemas e ofereça soluções.
É por isso que você deseja um plano bem definido que o ajude a combinar seu SEO, e-mail, mídia social, conteúdo e outras atividades de marketing digital em uma estratégia coerente. Uma maneira de fazer isso é utilizando a estrutura do plano de marketing RACE do Dr. Dave Chaffey .
Chaffey descreve o propósito do RACE como um modelo que fornece “uma estrutura simples para as empresas desenvolverem um plano de marketing digital ou comunicação omnicanal”. Isso é feito com o objetivo de “alcançar e envolver o público on-line para solicitar a conversão para vendas on-line ou off-line”. A sigla significa:
- Alcance : Construindo consciência e visibilidade;
- Agir : Interagindo com clientes potenciais;
- Converter : Converter no ponto de venda;
- Envolva-se : Envolva -se em um relacionamento de longo prazo com o cliente.
Ao aprimorar seus esforços de marketing digital em torno do modelo RACE, você pode garantir que tudo esteja funcionando para o mesmo objetivo. Isso facilita a integração orgânica de elementos como e-mail e mídia social diretamente em seus esforços de SEO.
De sites a postagens sociais, e-mails a estratégias, há muitas maneiras de complementar seus esforços de SEO. Se você puder investir um pouco de energia criativa na sincronização desses diferentes fatores, poderá criar uma sinergia que pode levar seu marketing digital para o próximo nível.