As 5 principais dicas de segurança na Internet

As 5 principais dicas de segurança na Internet

Como proprietários de pequenas empresas, nossa necessidade comum de se comprometer com a memória e seguir cinco dicas básicas de segurança na Internet nunca foi tão grande.

Não há como fugir do fato de que nossa dependência das plataformas digitais é maior do que nunca. À medida que continuamos nossa marcha constante em direção ao futuro, o uso da Internet para fins comerciais está se tornando uma parte diária de nossas rotinas. No entanto, como nosso uso da Internet continua a aumentar, as chances são de que os riscos de segurança também atinjam um ponto mais alto.

A título de exemplo, poucos empresários estão cientes da importância de uma navegação segura na Internet. É por isso que muitos acabam fornecendo dados valiosos sem saber. Com o aumento do acesso à internet por meio de diferentes dispositivos, os riscos estão evoluindo e mudando a cada dia. Embora muitas pessoas tenham começado a usar aplicativos em vez de navegar em sites, os riscos associados ainda são maiores do que a vida.

A boa notícia é que as práticas de segurança do senso comum não mudaram muito. Você pode manter sua rede e sua empresa relativamente seguras seguindo as cinco dicas básicas de segurança na Internet listadas abaixo.

1. Sempre ative as configurações de privacidade.

No mundo de hoje, os hackers e profissionais de marketing adoram saber mais sobre você e seus clientes. Simplificando, eles querem entender seus padrões de compra e também aprender mais sobre seus interesses.

Os bisbilhoteiros digitais aprenderão muito sobre você monitorando seu uso de mídia social e padrões de navegação na Internet. Se você já usa um determinado navegador há muito tempo, provavelmente conhece um pouco sobre as configurações de privacidade. Mesmo uma grande plataforma de mídia social como o Facebook tem configurações de privacidade.

No entanto, fica mais difícil manter um entendimento atual dessas configurações de privacidade, pois as empresas estão constantemente procurando se aprofundar nos dados pessoais. Como proprietário de uma empresa, você deve ter certeza de saber mais sobre suas configurações de privacidade e mantê-las ativadas. Você também deseja garantir que seus funcionários adotem práticas seguras sempre que estiverem usando os ativos da empresa.

2. Instale, use e monitore uma VPN.

Usar uma rede privada virtual (VPN) em casa ou no local de trabalho ajuda a manter sua localização e identidade seguras. Mesmo quando você estiver usando WiFi público, é altamente recomendável que você configure seu dispositivo para fazer uso de uma conexão VPN.

Muitas vezes, o ponto mais vulnerável de acesso de terceiros é por meio da conexão de internet WiFi em sua casa. Pode soar como um filme de espionagem, mas a verdade é que você pode ser atacado por meio do smartphone ou laptop que está em sua mesa de centro. É por isso que você vai querer usar uma conexão habilitada para VPN sempre que estiver navegando na web, onde quer que esteja.

Os proprietários de empresas têm um interesse cada vez maior em seguir essas dicas de segurança na Internet. A última coisa que você deseja é carregar um dispositivo comprometido para funcionar. Por exemplo, se você deseja pesquisar os serviços de desenvolvimento da Internet das Coisas para um projeto de negócios, sempre deve usar uma VPN. Caso contrário, é mais provável que os hackers descubram a importância do servidor do seu local de trabalho.

3. Adote práticas de navegação seguras.

À medida que a tecnologia continua a evoluir, as técnicas preferidas pelos predadores da Internet também mudaram. Os hackers usam cada vez mais conteúdo atraente e atraente para despertar o interesse e obrigar os desavisados ​​a clicar em tudo o que vêem em sua tela. Eles sabem que as pessoas ficam intrigadas com conteúdo duvidoso. Esses incidentes geralmente passam despercebidos, pois os hackers usam exposições “inocentes” como essas para sondar as redes e se aprofundar nos recursos da empresa.

Infelizmente, não faltam atores mal-intencionados na Internet. Os proprietários de empresas precisam manter essa realidade em mente todos os dias. Seja criterioso quanto aos sites que visita e, principalmente, aos links em que clica. Vá além para verificar as credenciais de qualquer site de negócios. Há um equilíbrio perfeito entre a paranóia e o clique estúpido em tudo e qualquer coisa que chame sua atenção.

4. Reforce o uso de senhas fortes.

Sem dúvida, as senhas preguiçosas representam o ponto mais fraco do setor de segurança da Internet. Muitos problemas poderiam ser evitados simplesmente seguindo estas dicas mais simples de segurança na Internet.

Na maioria das vezes, as pessoas tendem a escolher algo de que possam se lembrar rapidamente. Por exemplo, se você escolher “123456” como senha para sua conta do Facebook, praticamente qualquer pessoa poderá hackear sua conta. É aqui que o software de gerenciamento de senhas pode ajudá-lo a lembrar senhas complexas caso você as esqueça.

Se você anotar qualquer senha em um pedaço de papel – não recomendado – pelo menos certifique-se de que o papel esteja guardado com segurança. Escolha senhas que sejam exclusivas, difíceis de adivinhar e suficientemente complexas com uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

5. Faça uma pausa e considere antes de baixar qualquer coisa.

A esta altura, os proprietários de negócios provavelmente estão cientes de que uma tática comum que os cibercriminosos usam é enganar as pessoas para que façam downloads. Normalmente, isso envolve a instalação involuntária de malware oculto dentro de um programa ou aplicativo. Depois de baixado e instalado, o vírus se espalha em sua rede e viola sua segurança.

Malware e vírus geralmente são projetados para roubar informações. As vítimas são então chantageadas e ameaçadas com um compromisso embaraçoso de seus clientes.

Sempre que você quiser baixar algo da Internet, certifique-se de usar apenas canais de confiança. Se o seu software antivírus avisa sobre um risco potencial, preste atenção. Melhor prevenir do que remediar. Enquanto houver pesquisas adicionais, não baixe esse aplicativo, jogo ou outro recurso. Além disso, para se certificar de que não baixou um vírus, crie o hábito de executar o software antivírus após a conclusão do download. Exclua o arquivo imediatamente, sem abrir, caso seu programa antivírus o sinalize como suspeito.

Compartilhe este Post:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados: