Se você é um dos 1,2 bilhão de usuários ativos mensais do Gmail, sua vida online provavelmente está fortemente ligada ao Google. Para muitos, a conta é um endereço de e-mail principal ou usado com o Google Drive para trabalho, então vale a pena certificar-se de que sua conta seja o mais segura possível. Utilize essas opções para proteger sua conta do Gmail .
MÉTODOS FÁCEIS PARA PROTEGER SUA CONTA DO GMAIL
Novas ameaças à segurança surgem todos os dias, e o Google atualiza suas opções de defesa com frequência para ajudá-lo a proteger seus dados. Continue lendo para aprender como defender sua conta do Gmail.
- 1. ADICIONAR MANEIRAS DE VERIFICAR SE É VOCÊ
- Uma das melhores maneiras de proteger sua conta do Gmail é utilizar a verificação em duas etapas e, ainda assim, menos de 10% dos usuários a habilitam. A verificação em duas etapas significa que para outra pessoa entrar em sua conta, ela não só precisa ter sua senha do Gmail, mas também acessar seu telefone desbloqueado ou similar. A configuração leva apenas um ou dois minutos e o Google o orientará durante o processo. Ele funciona adicionando uma camada extra de segurança à sua conta, então, quando você entrar em um dispositivo desconhecido, será solicitado a inserir um código de uso único. O Google pode enviar o código por mensagem de texto, ligar para você ou utilizar outras opções de verificação . Após o login, você pode escolher se deseja ou não lembrar-se desse dispositivo específico. Desativar a verificação em duas etapas permite que o Google reconheça o dispositivo, de forma que sua senha só será solicitada na próxima vez que você fizer login.
- 2. EXECUTE UMA VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA
- Também há etapas que você pode seguir para garantir que sua conta ainda não tenha sido comprometida. Primeiro, navegue até a barra lateral de segurança da sua conta do Gmail. Você verá várias seções diferentes para verificar, cada uma dedicada a um aspecto diferente de sua conta. A parte superior da página irá alertá-lo sobre qualquer potencial fraqueza na segurança da sua conta. Clicar em ‘conta segura’ leva você a um menu que destaca os problemas comuns. Aqui, você pode adicionar ou atualizar opções de recuperação de conta. Depois que você inserir um número de telefone e um e-mail de recuperação, o Google pode alertá-lo se houver atividade suspeita em sua conta e permitir que você recupere sua conta se você for bloqueado. O Google também lista novos logins, alterações de senha e opções de recuperação adicionadas, bem como dispositivos que estiveram ativos nos últimos 28 dias. Se você vir algo que não reconhece, o Google solicitará que você altere sua senha e desconecte-se de todos os dispositivos, exceto o que você está usando.
- 3. MONITORE QUAIS SITES E APLICATIVOS TÊM ACESSO À SUA CONTA Finalmente, você pode visualizar e gerenciar quais plataformas e páginas têm acesso à sua conta na parte inferior da página de segurança. Quando você faz login em outro site usando sua conta do Google, ele pode solicitar informações básicas, como seu nome, endereço de e-mail e foto do perfil. Outros sites e aplicativos podem ver e alterar quase todas as informações em sua conta do Google. Nesta seção, você pode ver quais plataformas têm acesso à sua conta e remover aquelas que você não usa mais ou não confia mais.
Proteger sua conta do Gmail é rápido e fácil e pode evitar problemas futuros. Considere adicionar essas medidas de segurança.